COMO FAZEMOS?
As metodologias de referência utilizadas pela Advis que sustentam o método de trabalho praticado nos projetos de consultoria, bem como a plataforma tecnológica SIG, estão em constante evolução, sempre em adequação as realidades e necessidades de cada cliente.As organizações possuem um ambiente único, com cultura organizacional peculiar e originada nas principais características dos seus fundadores. Saber lidar com essas variáveis requer experiência e conhecimentos específicos, que possibilitem mudar paradigmas, os quais deverão estar fundamentados no sucesso do negócio. A expertise para identificar oportunidades e propor soluções neste modelo de gestão, buscando a perenidade e a criação de valor do negócio, é outra maneira de compreender o significado de Crescimento Inteligente.
As melhores práticas do mercado balizadas pelas premissas de gestão dos mais consagrados administradores contemporâneos, e somado as competências fundamentais dos profissionais da Advis, garantem a qualidade das entregas realizadas, bem como uma clara percepção sobre o valor dos projetos realizados.
Independente das características específicas de cada organização, os projetos da Advis se desdobram em três importantes etapas, descritas a seguir:
1Diagnóstico
Na etapa de Diagnóstico é necessário que a equipe de consultores envolvidos realize uma minuciosa investigação para identificar o grau de maturidade do modelo de gestão praticado no negócio em questão, uma vez que este impacta diretamente no desempenho organizacional. Mesmo que as características de cada negócio sejam particulares, é exigido na análise a observação de alguns pontos chaves que valem para todos os processos realizados, são eles:
- Levantamento dos fatores críticos que interferem na eficiência operacional ou ganho de qualidade e produtividade;
- Conhecimento mínimo dos processos chaves do negócio (core business);
- Conhecimento do ambiente de trabalho, suas instalações e rotina das operações;
- Entrevista com os principais gestores e colaboradores da matriz de gestão;
- Análise simplificada do modelo de governança praticado;
- Identificação de oportunidades de alto impacto no ganho de valor organizacional;
- Percepção da consistência no “Propósito de Existir” da Organização.
O processo de diagnóstico após sua realização, é apresentado e fundamentado por um relatório descritivo com todas as considerações levantadas “in loco” e com proposição de solução, embasada na expertise e competências dos profissionais da Advis.
2Implementação
Na etapa de Implementação é necessário fazer a conexão do modelo atual praticado com as melhores práticas de gestão, implementando nossas soluções e eliminando os principais “gaps”. Esse movimento deve estar embasado na análise e oportunidades identificadas na etapa do Diagnóstico. Saber sensibilizar todos os envolvidos sobre a importância do processo de mudança, e validar o papel dos profissionais de alto escalão como patrocinadores, é fundamental para a consolidação do processo de Implementação.
3Acompanhamento e Controle
Na etapa de acompanhamento e controle verifica-se a eficácia do modelo implementado, as necessidades de ajustes, e os desvios de rota ou desalinhamento entre os envolvidos no processo de mudança para a consolidação de uma nova cultura organizacional. A partir desse momento criam-se as condições para praticar a melhoria contínua. Com essa evolução monitorada, é possível ter a correta percepção de valor frente aos objetivos traçados.