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O Caminho para o Crescimento Inteligente

  • em 9 de outubro de 2014 ·
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O Caminho para o Crescimento Inteligente

Sempre ouvi dizer que o mais importante para uma empresa é ter um bom produto ou serviço. Não discordo dessa afirmação, e valorizo muito a importância de estar aderente às necessidades do mercado. Quando o nosso negócio tem essa condição, estamos reforçamos as possibilidades para alcançar os nossos objetivos de resultado e sucesso.

A questão é que este diferencial sozinho não garante, nem perto disso, aquilo que buscamos para o nosso negócio. O que faz mesmo a diferença são as pessoas que possuem competências e vínculo com os objetivos estratégicos da nossa empresa, que fazem parte de verdade da nossa organização. Mas isso é fácil? Como podemos fazer isso?

Na verdade, precisamos ter um pré-requisito básico e fundamental, que é acreditar de fato que são as pessoas que fazem a diferença. Acreditar de verdade é agir de acordo com nossas crenças, e essas ações precisam ser representadas por atitudes que transpareçam para todos como somos de verdade, no caso, o quanto estamos nos importando com as pessoas que trabalham conosco, nossa equipe, ou colaboradores em geral da nossa empresa.

  1. Resumidamente, podemos escolher “sete atitudes” principais que exemplificam a crença nas pessoas:
  2. Conhecer as pessoas que fazem parte da empresa, com suas expectativas e, interesses;
  3. Ouvir o que as pessoas pensam sobre a empresa, opinião sobre coisas boas e a melhorar;
  4. Colaborar para o desenvolvimento das pessoas, como estão e o que precisam melhorar para crescer;
  5. Adotar a prática do feedback constante, alinhando crescimento pessoal, profissional e da empresa;
  6. Compartilhar os resultados da empresa, valorizando uma gestão colaborativa;
  7. Estimular as pessoas para melhores práticas e melhoria contínua;
  8. Identificar os atuais e os potenciais talentos, valorizando sempre os profissionais que já estão na empresa.

As pessoas através dos seus conhecimentos, habilidades, e principalmente suas atitudes, representam o grande diferencial competitivo nas organizações.

Tenha certeza, quem possui equipes engajadas com os objetivos, preocupadas com a melhoria contínua dos processos de gestão, e comprometidas com seu autodesenvolvimento, estará mais preparado para enfrentar os problemas, novos ou recorrentes, que interferem no ambiente e desempenho organizacional.

Julio Carlotto
Consultor em Gestão Estratégica com ênfase em Pessoas
Diretor Executivo do Grupo Advis

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