Blog

Mídias sociais: aliadas ou inimigas da sua carreira profissional?

  • em 23 de novembro de 2012 ·
  • por ·

Com a disseminação das redes sociais, cada vez mais as pessoas compartilham suas informações em ambientes online. As empresas, por sua vez, têm adotado como prática frequente a consulta aos perfis dos candidatos como parte do processo seletivo de contratação; e a entrevista de emprego começa nas mídias sociais.

Se por um lado o fato de estar nas redes sociais pode representar a busca constante por atualidades e informações, por outro, pode revelar informações pessoais que talvez o profissional não quisesse expor. Por isso, saber lidar com as mídias sociais é tão essencial quanto estar nelas. Os profissionais devem estar sempre atentos às informações que postam online, fazendo com que a sua atuação não seja um obstáculo profissional, mas sim um recurso estratégico para suas carreiras.

O principal problema do uso de redes sociais está associado à manifestação de opiniões, o que pode gerar comprometimento da imagem profissional e declarações sujeitas a processos legais. Assim, deve-se ter no comportamento online os mesmos cuidados e ética que se tem no comportamento dentro de um escritório.

Da mesma forma que existem riscos, existe também inúmeras oportunidades na divulgação de informações nas mídias sociais. Por exemplo, se você é especialista em uma área específica, poderá usar os seus perfis em mídias sociais para se tornar referência nessa área por meio da divulgação de informações e dicas. As possibilidades de alcançar um número grande de pessoas interessadas no assunto são muito maiores do que offline.

Empresas procuram colaboradores e parceiros no LinkedIn e manter um perfil atualizado e bem construído é de extrema necessidade. Também, possuir um forte conteúdo online nas demais redes pode reforçar suas qualidades e habilidades.

As mídias sociais podem se tornar aliadas ou inimigas da sua carreira profissional. O modo como você lida com elas é que fará toda a diferença.

 

Comentários

comentários