Blog

Mantendo o foco

  • em 30 de abril de 2014 ·
  • por ·
Mantendo o foco

O que muitos já imaginavam foi revelado por uma pesquisa feita recentemente: gestores acreditam que os profissionais estão perdendo foco e produtividade de seu trabalho com distrações na internet, redes sociais e até mesmo com o cafezinho no corredor.

Para alguns, o problema é a falta de concentração. Entre as soluções populares, estão cortar o acesso dos profissionais à internet ou controlar o tempo gasto nas conversas de corredor. Mas na prática, o desafio é um pouco mais complexo.

Com smatphones e tablets, a maioria dos profissionais pode acessar internet e redes sociais a qualquer momento. O cafezinho e o bate-papo podem ser controlados, mas os serviços de mensagem por celular e a simples procrastinação continuam existindo. Distrações são muitas, e é quase impossível para os gestores controlar o que seus funcionários fazem o tempo todo. O perigo mora justamente na palavra “controle”.

Equipes engajadas e comprometidas com suas metas dificilmente perderão muito tempo com distrações. Se o trabalho está sendo feito e o resultado dos profissionais se destaca, por que se preocupar com o uso de redes sociais? Dentre os membros das novas gerações, que nasceram nesse ambiente digital, trabalhar com essas ferramentas – e até usá-las para obter resultados para a empresa – é natural.

Portanto, fica o verdadeiro desafio: Como manter o comprometimento do time com os objetivos do negócio? Resolvido este dilema, o cafezinho e a internet deixam de serem vilões para se tornarem meros coadjuvantes do dia a dia de trabalho.

 

Adaptado via Exame

Comentários

comentários