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Lideranças com foco em resultado

  • em 14 de agosto de 2016 ·
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Lideranças com foco em resultado

Quando converso com empresários, em eventos corporativos ou em reuniões em clientes, um dos maiores anseios é ter em suas empresas gerentes com alta capacidade de gestão com foco em resultado. Aí fica a pergunta: os profissionais que ocupam esses cargos tão importantes não são competentes? Não são comprometidos com as empresas que trabalham? Claro que sim, muitos deles com qualificação técnica acima da média. Então, onde está o problema?

Na verdade, o problema é muito simples e, ao mesmo tempo, muito complexo…

Vou ser mais claro: o que ocorre, é que na maioria dos casos, as principais lideranças, em qualquer tipo de empresa, são gestores de processos, exercendo na maior parte do tempo atividades que priorizam o “bom” funcionamento das suas áreas, departamentos, etc. Fazer isso não está errado, mas deve ter papel secundário no desempenho da função gerencial.

O mais importante é saber quais são as principais “entregas do negócio” para os seus principais clientes: um deles, os empresários, que são provavelmente os maiores acionistas da empresa.

Como podemos mudar essa percepção dos nossos gerentes?

Para isso, é preciso ações muito objetivas dos dois protagonistas, que dividem papeis de igual importância nesse processo.

Ações para desenvolver cultura de foco em resultado:

Para o Empresário

  1. Definir claramente as expectativas e entregas esperadas;
  2. Dar feedback constante, de maneira sistemática ou não;
  3. Desenvolver uma relação mútua de transparência.

Para o Gerente

  1. Ter clareza do que se espera dele;
  2. Pensar e agir para alcançar as expectativas e as entregas esperadas;
  3. Gerenciar o tempo priorizando mais as entregas e menos os processos.

Como eu disse, esse problema pode ser muito simples ou muito complexo, só depende de quais ações serão tomadas pelos dois protagonistas, para saber qual será o nível de complexidade que teremos de enfrentar…

Julio Carlotto
Diretor Executivo da Advis

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