Blog

Empresas de sucesso x planejamento estratégico

  • em 24 de abril de 2014 ·
  • por ·
Empresas de sucesso x planejamento estratégico

Podemos dizer que as organizações existem para servirem ao ambiente/comunidade onde estão inseridas, embora o lucro seja consequência, pois precisam sanar suas obrigações. Segundo dados de instituições de pesquisa, grande parte das micro e pequenas empresas acabam fechando suas portas sem ao menos completarem 2 anos de idade.

Fato este que se deve na maioria das vezes, segundo pesquisas, à falta de um Planejamento Estratégico que esclareça os objetivos e norteie as ações mais coerentes para o atingimento das metas. Em alguns casos o planejamento até existe, porém é deixado de lado, ou melhor, é “engavetado” e fadado ao esquecimento.

Empresas de sucesso possuem Planos Estratégicos bem definidos, mensurados periodicamente, os quais definem a sua missão, visão, valores, objetivos e estabelecem as ações a serem executadas para que as organizações obtenham êxito.

Planejamento Estratégico é de extrema importância para as empresas, sejam micro, pequenas ou grandes, pois através dele é possível identificar seu mercado alvo, as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, além de mostrar a direção e os limites dos negócios e produtos, de modo que gere lucro e crescimento sustável

Planejar significa antever-se aos acontecimentos tanto à nível interno da empresa no que tange aos pontos fortes e pontos fracos e ao nível externo que são as ameaças e oportunidades. Estratégia é uma palavra de origem grega. Strategus, para os gregos antigos significava o general superior, ou generalíssimo e strategia significava a arte deste general.

Peter Drucker, pensador neoclássico da administração, conceitua o planejamento estratégico como “um processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvem riscos futuros”. Isso de fato precisa acontecer dentro das organizações, pois adivinhar o que acontecerá num futuro próximo é basicamente impossível. Em compensação, prevê-lo não só é possível como necessário.

Pensar estrategicamente e inovar para a empresa é fundamental, pois a concorrência está cada vez mais acirrada e para ser competitivo, todo empresário necessita planejar, inovar e ter estratégias que possibilitem além do nascimento, também o crescimento sustentável. E para que isso ocorra, o planejamento estratégico é das ferramentas disponíveis que pode tornar o negócio viável.

Por fim, para que as empresas consigam planejar suas ações futuras, os gestores precisam envolver os seus colaboradores na formulação e no acompanhamento do planejamento estratégico, pois só se constroem empresas de sucesso, se houver colaboração de todos os envolvidos no negócio.

E lembre-se: planejar não é algo fácil de executar, porém é necessário para a sobrevivência e o sucesso das empresas contemporâneas.

 

Adaptado via Administradores

Comentários

comentários