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Como descobrir quem é o cliente do seu negócio

  • em 5 de dezembro de 2014 ·
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Como descobrir quem é o cliente do seu negócio

Conhecer quem é o seu cliente, como ele pensa, do que gosta, o que fará com que ele compre mais vezes na sua empresa. Responder a essas questões é um dos grandes desafios de qualquer empreendedor.

Para descobrir como é o seu cliente, é preciso perguntar a ele. Uma das mais tradicionais técnicas é a pesquisa de mercado.

De acordo com o coordenador dos cursos de pós-graduação em Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Richard Vinic, elaborar um questionário de pesquisa ou roteiro de entrevista, definindo algumas questões-chave, é uma forma bem interessante de conhecer o cliente. Este tipo de recurso, porém, deve considerar a falta de tempo das pessoas. Assim, quanto menos perguntas elaborarmos, maior a possibilidade de retorno.

Uma dúvida muito importante: Será que o cliente sabe o que ele quer? Algumas vezes, a resposta dada no momento da pesquisa representa apenas aquele momento, mas não necessariamente uma opinião.

Dados secundários

Segundo Vinic, outra sugestão que pode trazer mais algumas peças para seu quebra-cabeça é a pesquisa dos chamados dados secundários. Esses dados são os já pesquisados por algum instituto ou organização de determinado segmento de mercado.

Alguns mercados são ricos em dados já coletados e a busca por estas informações, além de exigir apenas o investimento de seu tempo para a procura, certamente contribuirá para entender um pouco mais seu cliente. “Além dos métodos comentados, sugiro também a pesquisa a partir da observação, que pode ser realizada analisando como seu cliente se comporta no ponto-de-venda. É importante analisar quanto tempo fica na loja, qual o percurso que realiza, quais itens observa, como faz a análise de cada produto, quantas vezes por mês frequenta sua loja, se está acompanhado ou sozinho, e qual a influência dos acompanhantes”, exemplifica.

Conhecer o cliente não tem muito segredo. “Com o verdadeiro interesse por entender e conhecer cada vez mais seu cliente, basta começar esta viagem. A cada compra, cada contato e visita, podemos saber um pouco mais sobre ele”, reforça Vinic.

Toda essa busca por novas informações garantirá que você conheça ainda mais o seu cliente e, possivelmente, saiba mais do que seu concorrente sabe hoje.

Via: Exame/Abril 

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